O Melhor de Mim - Nicholas Sparks

sábado, 7 de julho de 2012 Marcadores: , ,

Título: O melhor de mim
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Ano: 2012
Sinopse: Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável. Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois. Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre.

Contém spoilers

Todo mundo sabe como são os livros de Nicholas Sparks. Emocionantes e cativantes. Foi assim com A última música, com Noites de Tormenta e Um amor para recordar. Não foi diferente em O melhor de mim.

Amanda Collier e Dawson se conheceram aos 18 anos e se apaixonaram perdidamente. Um amor digno de filme. Ela, rica e ele, pobre. Duas pessoas de classes totalmente diferentes. Um amor mal visto pelos pais dela.
As diferenças sociais acabam separando suas vidas. Ela, decide fazer faculdade, e ele, muda de cidade.
Vinte e cinco anos depois, após o falecimento de Tuck, melhor amigo do casal, e que durante o romance,  acobertou os encontros entre os dois, Amanda e Dawnson são obrigados a voltar para a cidade em que se conheceram, e acabam se reencontrando. E com isso sentimentos antigos irão retornar. Mas será que será a mesma coisa? Ela, já casada, mãe de três, e com problemas no relacionamento com seu marido, Frank. Ele, solteiro, que nunca esquecera seu grande amor.

Gostei bastante do livro, como gostei de todos os outros de Sparks. Histórias muito bem construídas, onde ele sabe maneirar cada personagem, para que todos se tornem cativantes. Confesso que no começo, não tive uma boa impressão do livro. Achei-o um pouco cansativo. Muita narração e pouco diálogo. E como eu lia basicamente de gota em gota, acabava se tornando chato. Realmente só consegui engatar no livro, foi na metade em diante.

Amanda e Dawson são perfeitos Romeu e Julieta modernos. Diferenças sociais os separam, só que no caso deles, voltam a se reencontrar anos depois. A cena do reencontro deles é linda, o convívio de um final de semana muito bem exposto, quando eles recebem cada um a sua, a carta de Tuck, com uma espécie de conselhos. Aquilo que eles queriam ouvir ou entender naquele momento.

Nicholas aborda diversos assuntos em seu livro, como fidelidade. No caso de O melhor de mim, chega um determinado momento em que Amanda se encontra no seguinte dilema: ficar com Dawnson ou não? Até que ponto valeria a pena?
Nesse ponto, Nicholas Sparks passa uma mensagem que vale a pena ser refletida. Afinal, haviam se passado vinte e cinco anos. Por mais que não tinham conseguido esquecer aqueles momentos, Amanda e Dawson não eram mais os mesmos. O tempo passara, eles mudaram, o pensamento se modificou. Amanda era uma mulher casada. Apesar de ela deixar claro no livro que quando se casou com Frank, não o amava tanto como amara Dawson, mas ela tinha uma vida. Além de mulher, era mãe também. Não podia simplesmente abandonar tudo para ficar com um amor de juventude.

Dawnson por outro lado, nunca esquecera Amanda. Viera de uma família com fama de bandalheira, apesar dele ser totalmente o oposto. Seus primos Abbe e Tedy causaram muitos tumultos na cidade. Além disso, Dawnson se envolvera num acidente, e fora condenado a quatro anos de prisão. Logo depois, arruma um emprego em uma plataforma de petróleo e passa a trabalhar lá, até sofrer outro acidente, e ser obrigado a voltar para sua cidade natal. Fora isso, nunca esquecera o grande amor de sua vida.

Sparks criou não apenas um romance. Criou uma história de vida. Na reta final mesmo, Sparks explora ao máximo a alma humana. Confesso que nunca chorei lendo algum livro, mas faltou pouco para isso acontecer quando terminei O melhor de mim. Quando fechei o livro, fiquei um bom tempo pensando nas voltas e surpresas que o destino faz em nossas vidas. Se recomendo?
Mas é claro!

4 comentários:

  1. Oi Lucas :)

    Li apenas um livro de Nicholas Sparks e estou em outra leitura do mesmo e não tenho muito a falar sobre o autor.
    São bem comentdas as suas obras e realmente instigam o leitor a querer ler suas obras. Apesar de suas poucas obrs lidas por mim, comparei esse livro com Diário de um paixão do mesmo autor, no entando também não li este, mas se olharmos a sinopse creio que podemos comparar ^^

    Beijos :*
    Natalia.
    ELL -> Entre Livros e Livros. http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natalia

      Quando vi a sinopse de O melhor de mim, foi impossível não comparar com O diário de uma paixão. Na verdade já li esse também, e garanto: O melhor de mim é muito melhor. O Diário de uma Paixão, na minha opinião, deixou um pouco a desejar. Não foi tudo aquilo que eu esperava.

      Mas recomendo todos os outros livros de Sparks. Já resenhei aqui no blog também Noites de Tormenta!

      Beijos =D

      Excluir
  2. Sou só eu que não aguento mais livros do Nicholas Sparks? Para mim parece que ele tá sempre falando da mesma coisa ;/
    TB
    http://teens-books.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu li tanto livros do Sparks, mas confesso que esse livro eu não li ainda.
    Amei a sua resenha e concordo com você, Sparks faz personagem simples,porém marcantes.
    As obras dele são fáceis de achar que falam da mesma coisa,porque a maioria passa na Carolina do Norte e (infelizmente) sempre o Nick tem que matar alguém em seus livros.(Qual o problema dele?)
    No entanto, acho que é isso que chama os leitores, porque na vida real nada são rosas, nós ganhamos e perdemos pessoas continuamente.
    Enfim, tô escrevendo demais rs
    Beijos

    ResponderExcluir