Starters - Lissa Price

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013 Marcadores: , ,

Título: Starters
Autora: Lissa Price
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas: 368
Avaliação: 5/5
Sinopse: Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbado em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. 

Imagine a seguinte situação: você acabou de perder seus pais numa guerra cruel, é obrigada a viver pelas ruas, em uma situação de deixar qualquer um com pena, além disso não tem em quem confiar. Bom, esse é o ponto de partida de Starters, distopia da Lissa Price lançada pela Novo Conceito no ano passado. A principio não ia comprar, mas quando vi o livro na promoção não pensei duas vezes. E não me arrependo!

Callie é uma garota de dezesseis anos que perdeu os pais na Guerra dos Esporos. Sem saída, cuida do irmão Tyler junto com o amigo de longa data Michael. Como forma de conseguir comida para o irmão, que está doente, ela decide ir até a Prime Destinations, instituição comandada pela figura conhecida como o Velho. Lá, os jovens alugam seus corpos para os Enders, idosos que desejam voltar a juventude. Só que Callie não sabe aonde isso vai levar.

Cada vez que leio uma distopia, fico com tanta raiva (modo de dizer) com a crueldade que os autores tratam  seus personagens. Fazem eles passarem por todas as dificuldades. Tudo que tem para acontecer de ruim, acontece. Sem falar no cenário devastador, cheio de dor, fome e miséria. E mesmo assim se tornou um dos meus gêneros favoritos. Foi assim com Jogos Vorazes e Estilhaça-me. Não foi diferente com Starters, apesar de o sentimento não ter sido tão forte. 

Temos, na história, um cenário tão devastador. Nele, os Starters, jovens que vivem pelas ruas, não são respeitados e vivem a mercê da sociedade. Por outro lado, temos os Enders, idosos respeitados, que têm o mundo a seus pés. Profunda desigualdade social entre as classes. 

Callie é uma boa protagonista. Corajosa, determinada, é disposta a tudo para ajudar o irmão. Até mesmo alugar seu próprio corpo para um Ender, para ganhar dinheiro em troca, sem saber o perigo que iria ocorrer, e que depois, o que teria que enfrentar. Confesso que adorei o pano de fundo da história. O aluguel de corpos, os Enders, os Starters, tudo. O que não faltou na história foi originalidade.

Além disso, eu não fazia ideia de que rumos a história ia tomar. Foi uma surpresa quando a história começou a se desenrolar de tal maneira que foi impossível parar a leitura. Li grande parte do livro em uma tarde, de tão instigante que era. Cada página era uma surpresa, uma reviravolta. Afinal, quem lê a sinopse do livro, não imagina o que ele reserva.

Não pode ficar de fora o triângulo amoroso presente na história, entre Blake, Callie e Michel, clichê de qualquer livro. Apesar de Michael não ter aparecido tanto na história, há uma justificativa para isso. Helena também tem grande importância no desenrolar da história. Ela é uma das peças chaves de todo o mistério que envolve a trama.

Terminei Starters de modo satisfeito e ansioso pelo próximo livro, Enders. A história cativa do inicio ao fim, a trama se desenrola aos poucos, fazendo o leitor querer saber o que vai acontecer no próximo capítulo, que atitudes os personagens vão tomar, o que eles irão fazer. Lissa tem o dom, soube criar uma história original, instigante e curiosa. Quem gosta de uma boa distopia, vale a pena dar uma chance para Starters!

4 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Lucas! Estou ansiosa para ler Starters! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucas!
    Eu não tenho muita vontade de ler Starters, mas é bom ver que ele te ganhou dessa forma.
    Creio que livros que mexem com tanta intensidade com a gente são os melhores!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Tenho vontade de ler o livro. Gosto de distopias e a sinopse de Starters é ótima.

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Já li Starters também e gostei muiito... eu gosto muito dessa capa e eu gostei mais de Starters do que de Estilhaça-me, não aguentava mais a Juliette... rsrs
    E agora é esperar o lançamento do próximo!

    minhasegundaface.blogspot.com

    ResponderExcluir