Bela Maldade - Rebecca James

domingo, 24 de novembro de 2013 Marcadores: ,

Título: Bela Maldade
Autora: Rebecca James
Editora: Intrínseca
Ano: 2011
Páginas: 302
Sinopse: Após uma horrível tragédia que deixou sua família, antes perfeita, devastada, Katherine Patterson se muda para uma nova cidade e inicia uma nova vida em um tranquilo anonimato. Mas seu plano de viver solitária e discretamente se torna difícil quando ela conhece a linda e sociável Alice Parrie. Incapaz de resistir à atenção que Alice lhe dedica, Katherine fica encantada com aquele entusiasmo contagiante, e logo as duas começam uma intensa amizade. No entanto, conviver com Alice é complicado. Quando Katherine passa a conhecê-la melhor, percebe que, embora possa ser encantadora, a amiga também tem um lado sombrio. E, por vezes, cruel. Ao se perguntar se Alice é realmente o tipo de pessoa que deseja ter por perto, Katherine descobre mais uma coisa sobre a amiga: Alice não gosta de ser rejeitada...
Avaliação: 5/5 estrelas
Comprar

Depois de ler O Chamado de Cuco, precisava mudar um pouco o estilo. Decidi sair de um policial para um thriller (mudança total?), e o escolhido foi Bela Maldade. A capa simples e o número de páginas mais me chamaram a atenção (ler livros muito extensos no fim do semestre da faculdade é loucura total). Pela sinopse, parecia ser uma ótima história. E foi exatamente isso que aconteceu.
 
Katherine é uma jovem que mora com sua tia, Vivien. Disposta a se recuperar do passado, ela se muda da cidade aonde morava com seus pais, depois do que acontecera com sua irmã Rachel, e estuda na escola local. Lá, vive sozinha pelos cantos, solitária e discretamente. No entanto, nessa mesma escola estuda Alice, uma garota popular que vive cercada de pessoas e mimos. Altamente linda e sociável, Alice é totalmente o oposto de Katherine. Certo dia, ambas se conhecem e Katherine não consegue resistir ao charme e atenção que Alice lhe dedica e as duas começam a formar uma amizade. Katherine, com o tempo passado ao lado de Alice, vê uma oportunidade de tentar se recuperar do passado e ser feliz. Só que quando mais conhece Alice, mais Katherine se surpreende com a amiga. Além de sociável e carismática, muitas vezes Alice se torna desagradável, sombria e obsessiva. Katherine então, decide se afastar dela, mas Alice não gosta de ser rejeitada.
 
Comecei a ler Bela Maldade logo após o outro, e confesso que demorei para entrar no ritmo. Porém, na semana passada, li mais da metade do livro em um dia. Temos três tempos (passado-presente-futuro) ocorrendo ao mesmo tempo no livro, o que me deixou um pouco confuso (não havia menção de que isso iria ocorrer). Só que isso se tornou um ponto positivo para a autora, pois assim temos noção do que aconteceu com a irmã de Katherine, conhecemos a relação de Katherine e Alice e ainda temos ideia de como estará dali a alguns anos. E nesse sentido, Rebecca conseguiu dosar o mistério na medida em que a leitura se torna empolgante!
 
Não posso deixar de comentar sobre a construção da personagem de Alice. Sabe aquele personagem que te desperta sentimentos de raiva, desprezo e nojo? Conheça Alice, pois ela pode ser encantadora ao extremo, mas sabe ser desagradável quando quer. Em diversos momentos do livro, minha vontade era dar um tabefe na cara da Alice (bem nessa!) das atitudes dela. Sério, realmente me deu nos nervos, essa garota. Cheguei a comentar com minha mãe sobre Alice, e ela só ria. Alice se mostrou bem impertinente e isso foi um dos principais motivos para eu ter gostado tanto de Bela Maldade.
 
A relação entre Katherine e Alice foi extremamente de confiança, mas também sombria. Enquanto Alice era extrapolada, Katherine se mostrava mais tímida. Essas diferenças (opostas!) entre as duas foi um dos pontos que na minha opinião Rebecca usou para se ter a 'amizade' entre elas. E essa aproximação entre elas que se mostrou pertinente até o final do livro, em meio as revelações (que não foram assim tão grandiosas!).
 
Bela Maldade não tem grandes revelações. Ele possui um suspense leve, mas que te desperta sentimentos contraditórios e certo incomodo durante a leitura. Algumas coisas você já descobre logo no inicio (devido a ideia de passado-presente-futuro), mas mesmo assim não deixa de se envolver quando lhe é revelado no presente. A escrita de Rebecca é fluida, mas ao mesmo tempo com uma leve crueldade.
 
O único ponto que não curti tanto foi o desfecho. Na minha opinião, não precisava ter acontecido o que aconteceu. Mesmo assim, foi os sentimentos que despertaram ao longo da leitura que tornaram ele um thriller interessante de ser lido. Como nos romances se tem a proposta de sentimentos de amor, nos thriller tem o objetivo de despertar incomodo durante a leitura. Bela Maldade cumpriu a sua proposta. Recomendo!

2 comentários:

  1. Oi Lucas!
    Acho a sinopse de "Bela Maldade" bem interessante (adoro thrillers, rsrs), mas li muitas resenhas negativas a respeito do livro, então tinha me desanimado. Gostei de ver a sua relatar uma experiência positiva e que, mesmo que o desfecho tenha deixado a desejar, a leitura no geral tenha sido interessante. Se tiver a oportunidade, tirarei minhas próprias conclusões.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu também curti bastante o livro e fiquei contente que você também!
    O fim, estou de acordo, é meio decepcionante. Aliás, quando Alice desaparece da história, esse trecho também não curti muito, achei novelesco demais.

    Ainda assim, esse ir e voltar me deixava muito curiosa e conseguiu me manter presa a história.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir