Despertar, de Amanda Hocking

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014 Marcadores: , , ,

Título: Despertar
Série: Watersong #1
Autora: Amanda Hocking
Editora: Planeta
Páginas: 208
Ano: 2012
Sinopse: Na pequena cidade litorânea de Capri, as turistas Penn, Lexi e Thea conseguiram chamar a atenção de todos, seja pelo fascínio ou pela apreensão. Tudo o que se sabe é que por onde passam existe uma energia no ar, algo sobrenatural, e que as garotas estão interessadas em ter a jovem Gemma em seu grupo. Gemma parece ter tudo, é uma nadadora incrível, está começando a namorar seu amigo de infância e se prepara para competir nas olimpíadasno futuro. Aos 16 anos, Gemma sabe que é feliz. Mas quando Penn, Lexi e Thea se interessam por ela, tudo fica prestes a mudar. Sua irmã Harper percebe que há algo de estranho com as garotas, mas será tarde demais para alertar Gemma? A autora fenômeno Amanda Hocking chega ao Brasil com mais uma saga eletrizante, prendendo o leitor do começo ao fim em uma história em que nada é o que parece. A canção do Oceano está chamando.
Avaliação: 4/5 estrelas
Comprar
STATUS | MARATONA: 3/5 livros

Quanto a sereias, nunca tive uma experiência tão grandiosa. São poucos os livros que li acerca da temática, sendo apenas os livros da Tricia Rayburn. Os livros de Amanda Hocking são bem comentados, principalmente pela sua variedade de gêneros. No Brasil, temos várias séries lançadas, dentre elas Watersong e Trocada. Despertar, primeiro volume da série Watersong, foi adquirido em uma visita ao sebo e durante a troca por um outro livro.

Gemma tinha uma vida normal de adolescente. Sua maior paixão era a água, e não era a toa que era considerada a melhor atleta de sua cidade. Não era a toa que durante a noite, não dispensava um mergulho na baía, onde ninguém a incomodaria. Além disso, durante o decorrer da história, acaba conhecendo melhor seu vizinho, Alex, com quem acaba iniciando um relacionamento. Sua irmã, Harper, pelo contrário, era super protetora. Decidida e totalmente o oposto da irmã, Harper pensa só em se preparar para ir a faculdade. Disposta a não ter nenhum relacionamento, ela só pensa em substituir o papel da mãe, que após um acidente, não voltara a ser como era antes. A vida das habitantes de Capri muda com a chegada de três garotas, Lexi, Penn e Thea. Belas, sedutoras e misteriosas, ninguém sabe de onde elas vieram e quais são os seus objetivos. Quando elas conhecem Gemma, decidem que a garota deve fazer parte de seu grupo. Gemma a principio recusa, mas decide nadar durante uma noite com elas na enseada. Após algumas horas, Gemma é encontrada cheia de hematomas, sem se lembrar de o que aconteceu. Harper imagina que sua irmã está em perigo, e decide preveni-la enquanto é tempo. No entanto, Gemma está totalmente mudada, e isso pode significar mudanças em sua vida, principalmente para aqueles que estão a sua volta.

Se você tem alguma referência de sereia, como Ariel, esqueça ao ler Despertar. Na história de Amanda, conhecemos outra versão de sereias, ou sirenas. Dessa vez, elas são cruéis e sedutoras, além de serem totalmente influenciáveis. Lexi, Penn e Thea se encaixam exatamente nesses papéis, apesar de conseguirem esconder isso de todos.

Gemma não é das melhores protagonistas que já conheci. Gostei dela no inicio do livro, principalmente pela relação com sua irmã, Harper. Apesar das inúmeras brigas que ocorriam ao longo da história, no fundo as duas se amavam. Harper não conseguia viver sem Gemma, e vice-versa. No entanto, a partir da transformação de Gemma, ela passa a se tornar extremamente irritante em algumas situações. Principalmente no fato de acatar tudo, sem se questionar se aquilo era correto ou não. Ela não tinha a atitude de chegar e dizer o que realmente queria.

Apesar de a protagonista não ser o ponto forte do livro, a história de Amanda Hocking ganha pontos positivos em outros quesitos, principalmente na lenda que permeia a narrativa. Para se ter uma noção, Amanda busca lá na mitologia grega para contar a sua versão das sirenas. É extremamente empolgante e original! Além disso, Amanda consegue manter o mistério em alguns momentos, deixando o leitor ligado e ansioso para o que vai acontecer a seguir. Além disso, os personagens secundários tem um toque fundamental na história. Harper, para mim, superou a própria Gemma. Os mocinhos da história, Alex e Daniel também contribuem para tornar a história romanceada e divertida. A edição do livro também está bacana, principalmente pelos efeitos da capa, e o inicio de cada capítulo.

Despertar não foi uma decepção, tampouco o melhor livro que li sobre sereias. Cumpriu com o que estava planejado: é um livro introdutório, tem romance, mistérios e criaturas sobrenaturais. Amanda Hocking tem uma narrativa fluida, divertida e ao mesmo tempo misteriosa. Terminei o livro com vontade de ler Canção do Mar logo em seguida. Para aqueles que curtem um romance sobrenatural, Despertar é uma boa pedida!

 

1 comentário:

  1. Gostei , parece ser um ótimo livro , ainda mais com sereias !! Sereias <3 , não vejo muitos livros nos quais essa seja a temática central . Me interessei >
    Bjus , Uma vida nos livros

    ResponderExcluir